Organizada em quatro divisões de negócios - Farma, Hospitalar, Alimentar e Distribuição Direta – a Servimed é considerada uma das principais referências do país em distribuição logística de produtos para o segmento farmacêutico, hospitalar e supermercadista. Representando grandes marcas das indústrias de Medicamentos e Linha de Consumo do Brasil, hoje a empresa se encontra entre as quatro maiores do setor, de capital 100% nacional. 

Além da matriz e da segunda unidade localizadas na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, a Servimed conta com mais dois centros de distribuição no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Totalizando as quatro divisões de negócios, a empresa atende mais de 22 mil clientes no país.

Marketing/Trade e Compras

A companhia trabalha com uma das mais representativas equipes de vendas do seu segmento, responsáveis pelas demandas de abastecimento dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. “Todas as divisões de negócios estão ligadas diretamente a equipe de Marketing/Trade e Compras. Somos o “elo” entre o varejo e a indústria”, explica Antonio Iachel Marques, presidente da Servimed.  

Criado há aproximadamente seis anos, o atendimento consultivo foi desenvolvido pelo departamento de Distribuição Direta (uma divisão especial que atua diretamente no Ponto de Venda com ações de merchandising), onde a empresa procura manter seu mix sempre atualizado e seu estoque preparado para atender o perfil e a demanda desses clientes, com agilidade e um nível de serviço de qualidade. 

Além do pioneirismo no atendimento consultivo, a companhia também disponibiliza aos seus clientes uma das mais completas plataformas de vendas na internet através do Canal Farma e Canal Alimentar. “O Canal Farma é o “core business” da Servimed”, complementa Marques.

Read Our Digital Report

Click Here to Read

No entanto, o presidente pondera o fato da recessão econômica refletir diretamente no mercado de atuação da Servimed. “Com o crescimento e a consolidação das grandes redes, o varejo independente e redes associativistas - onde está concentrada nossa maior carteira de clientes - acabam perdendo competitividade e correm o risco de se enfraquecerem. Com isto um dos nossos maiores desafios hoje tem sido encontrar formas para desenvolvê-los e fortalecê-los”, resume.

Parcerias e Pessoas

O olhar para a diversificação dos negócios também é algo que a Servimed tem se preocupado. Além do setor farma, a companhia atua no segmento Hospitalar (somente o setor privado) e há dez anos está operando no segmento de distribuição Alimentar/Consumo, atendendo supermercados e lojas de perfumarias.

Images

“Nossas  parcerias estão concentradas em sua maioria dentro da cadeia de distribuição, indústrias farmacêuticas e de consumo. Esse relacionamento é  um dos principais pilares para sustentabilidade do nosso negócio”, diz o presidente.

Um dos princípios da companhia é a valorização às pessoas. Direcionada à estratégia de Recursos Humanos, a capacitação contínua dos colaboradores fomenta uma cultura voltada ao autodesenvolvimento e melhoria contínua. Como diferenciais em nosso segmento de atuação, a Servimed mantêm práticas de treinamento técnico para as funções operacionais, desenvolvimento dos gestores e realiza anualmente o programa de Gestão de desempenho, sendo estes pilares importantes para manter o time engajado e capacitado para a busca de melhores resultados para a empresa para o cliente.

Infraestrutura Tecnológica

Para suportar a evolução e produtividade de seus processos de negócio, nos últimos cinco anos a Servimed vem investindo em grande escala tanto nas adequações de sua infraestrutura (servidores, redes de dados, telecomunicações e serviços corporativos) e arquitetura de sistemas (foco em soluções commodities, de mesmas plataformas e orientadas às estratégias do negócio), como na Central de Serviços (Service Desk, Incidentes e Solicitações), governança e segurança da informação (auditorias internas, políticas e procedimentos).

Entre alguns dos investimentos mais importantes, destaque para a implantação do módulo SAP EWM no CD do Rio de Janeiro, a implantação da tecnologia SOA para suporte aos processos do Globalfarma e a implantação do módulo SAP de Folha de Pagamento.

Marques também conta sobre a projeção para os próximos anos. “Temos um road map de projetos de Sistemas da Informação, desenvolvido pela equipe de TI em conjunto com duas consultorias especializadas, o qual norteou nosso plano de investimentos para 24 projetos considerados estratégicos e essenciais, e que serão conduzidos entre 2016 e 2019”.

Desde 2011 a Servimed lançou a sua própria plataforma de vendas na internet (B2B), com o status de ser a primeira distribuidora a investir e disponibilizar este tipo de canal a seus clientes. No Portal de Compras Servimed Online o cliente tem acesso completo ao portfólio de produtos HPPC e Medicamentos disponíveis em estoque com toda praticidade e segurança. Além disso, esse ano a empresa iniciou a mesma experiência B2B com a divisão Alimentar/Consumo.

Cobertura de atuação

“Crescer é algo que faz parte da vida da Servimed. Nós acreditamos na força e na reputação de nossa marca”, diz Marques. Visando estender e intensificar sua representatividade no mercado de distribuição, o foco da empresa tem sido a expansão da sua cobertura de atuação, através da abertura de novos centros de distribuição, e investimento em automação e TI, visando ganhos na eficiência operacional. “Para 2016 o volume de investimentos ficará na casa dos R$ 10 milhões”, completa.

O CD do Rio de Janeiro foi inaugurado no ano passado com um investimento de cerca de R$ 30 milhões. Localizado estrategicamente às margens da Via Dutra, mais precisamente no distrito de Queimados, a planta de operações tem mais de 82.600 m³ de capacidade de armazenamento. Com o novo espaço, a movimentação das unidades aumentou quase 70%. “Esses números projetam uma perspectiva de crescimento muito favorável para até o final deste ano. A Servimed tem a expectativa de chegar a abastecer até 80% dos PDVs independentes em todo o Estado”, conclui o presidente. 

Other Companies

Legacy Community Health Services

Legacy Community Health: digitally enabling patient care

Read Report
Mediterraneo Hospital

Mediterraneo Hospital: Transforming procurement via tech

Read Report
Cerner Middle East

Cerner Middle East: the journey to healthcare transformation

Read Report
Mental Health Center of Denver

The Mental Health Center of Denver: The human side of tech

Read Report
Kettering Health Network

Kettering Health Network’s strategic digital transformation

Read Report
L&T Technology Services Ltd (LTTS)

LTTS: Healthcare tech to navigate the new normal

Read Report
Northwell Health

Northwell Health: Data-driven transformation in healthcare

Read Report
MED-EL Elektromedizinische Geräte Ges.m.b.H.

MED-EL: digital transformation for quality of life

Read Report
Leumit Health Services

Leumit Health Services: Digital transformation of patient care

Read Report
GE Healthcare

How GE Healthcare has harnessed digital technology to transform itself and the world around it

Read Report
Allscripts Healthcare Solutions

How Allscripts is driving the future of healthcare IT

Read Report
Diagnostic Services of Manitoba Inc.

Diagnostic Services Manitoba: Providing the results that matter

Read Report
CHRISTUS Health

CHRISTUS Health’s digital transformation reimagines healthcare technology and IT

Read Report
Taiba Hospital

Taiba Hospital: Patient care with promise

Read Report
The Ottawa Hospital

Ottawa Hospital: Transforming health care from the inside out

Read Report
MyHealth Centre

MyHealth Centre: Quality patient experience

Read Report
HealthCare

American Hospital, Dubai: supporting collaboration within healthcare

Read Report
HealthCare

How Manipal Health Enterprises has proven that its abilities match its ambitions

Read Report
HealthCare

Apollo Hospitals: Personalizing healthcare with technology

Read Report
HealthCare

How Coordinated Health is disrupting the world of healthcare one specialty at a time

Read Report

Read the latest issue

Click Here to Read